27.7.10

| ZONA NORTE DE PORTO SALVO | PLANO DE ORDENAMENTO - PROGRAMA BASE


O eixo Lisboa – Cascais tem ganho, nas últimas décadas, uma importância determinante na fixação de empresas de tecnologia avançada, complementando-se assim o seu já reconhecido papel residencial.

A fixação do tecido empresarial nesta nova zona originou um modelo multipolar, onde estes pequenos centros de tecnologia de ponta servem, de forma mais efectiva, o centro da cidade. São centros alternativos à instalação de pólos económicos dinamizadores e associados a novos parâmetros de qualidade urbana.


Por outro lado, e reconhecendo o eixo entre Oeiras e o Tagus Park, como a área preferencial de expansão, para um sistema urbano multiusos, que garanta elevados padrões de qualidade ambiental, torna-se indispensável dotar o território das infra-estruturas necessárias à sua implementação.


Este plano constitui uma proposta de ordenamento da zona Norte de Porto Salvo, no concelho de Oeiras. Inserido no contexto da Área Metropolitana de Lisboa (AML) a área a que se refere o programa base ocupa uma posição estratégica, decorrente da boa acessibilidade, assegurada pelas Auto-estrada ( A/5 ) Lisboa – Cascais, Variante n/s ( 249-3 ) Oeiras – Cacém e pela futura Via Longitudinal Norte ( VLN ).

O desenho urbano que aqui propomos apoia aquilo que apontámos em cima, levando-nos a optar por uma distribuição equilibrada das várias valências, integradas numa rede viária funcional e, simultaneamente, preservar e potenciar as condições naturais existentes, garantindo um desenvolvimento qualificado sustentável.



Sem comentários: