22.6.10

| COMPORTA | PARTE I | O INÍCIO

Este artigo constitui a primeira parte de uma série de artigos sobre os trabalhos do atelier na Comporta ao longo dos últimos anos.

Situada em pleno Litoral Alentejano, pousada sobre as águas do Atlântico, a Poente, e sobre o estuário do Sado, a Norte, a Herdade da Comporta tem tido uma evolução contida e homogénea no tempo, fruto sobretudo de uma história singular.

Ocupada desde a época do Neolítico, foi nas idades do Bronze e do Ferro que estas terras pantanosas foram sendo ocupadas. Embora o Sado fosse cada vez mais utilizado para produção de sal, a Herdade manteve-se à margem deste processo, subsistindo apenas pequenas comunidades dedicadas à pesca.

No século XVIII, a Herdade foi atravessada pela importante estrada de ligação entre o Algarve e o Alentejo e, mais tarde, as dinâmicas pombalinas introduziram a cultura do arroz. No século XIX a área foi integrada na Companhia das Lezírias, embora com uma importância relativamente baixa no contexto da grande empresa agrícola. A mecanização dos trabalhos agrícolas, em meados desse século, tornou possível a plantação do pinhal em extensão. Mas só no século XX foi possível a melhoria dos canais de drenagem, o que se traduziu numa melhoria da produção do arroz. A propriedade foi então comprada pela Atlantic Company, que desenvolveu os principais núcleos urbanos: Comporta, Carrasqueira, Torre e Carvalhal.

No decorrer das décadas de 30 e seguintes, as povoações vão crescendo e, com a ligação a Tróia, a Herdade viu o início da sua abertura ao restante território. Foi também nesta altura que entriou o Grupo Espírito Santo, infra-estruturando a propriedade, implantando o aeródromo e concluindo a ligação a Setúbal.

Em meados dos anos 70, a Herdade foi nacionalizada, começando um processo contínuo de baixa qualidade e, muitas vezes, ilegal, o que promoveu uma descaracterização lenta do território.

Já na década de 90, com a consciencialização dos valores paisagísticos, ecológicos e ambientais da Herdade, iniciou-se uma estratégia para a sua recuperação.

Por esta altura, o nosso atelier integrou um conjunto mais vasto de outras equipas na definição clara e integrada de estratégias para a requalificação paisagística, recuperação patrimonial e restabelecimentos dos valores inerentes a este lugar.

Sem comentários: