22.6.10

| 2º PRÉMIO | CONCURSO DA PRAIA DO CABEDELO | VIANA DO CASTELO


DA PRAIA NÃO TENHO NADA
APENAS O MAR QUE ME VEIO BUSCAR

A praia, enquanto o lugar onde o mar luta com a terra, é caracterizada fundamentalmente pela mudança brusca, simultaneamente construtiva e destrutiva: o areal que aparece no Verão e desaparece no Inverno; o cordão dunar que se torna por vezes irreconhecível; a força do mar que espalha destroços na areia, etc. Dessas mudanças numa paisagem de beleza muito específica nasceu, sobretudo nas últimas décadas, a consciência da necessidade absoluta da sua preservação.

A Praia do Cabedelo, a sul do rio Lima e do núcleo urbano de Viana do Castelo, localiza-se numa baía assolada pelo Atlântico e pelos ventos dominantes que sopram de Norte. No entanto, a protecção da forma natural da baía garante a qualidade da praia para o desenrolar da vida ligada à praia e ao mar, actividades que de resto têm dinamizado a região do ponto de vista socioeconómico.

A unidade de paisagem levada a concurso, inclui uma vasta área muito diversificada quanto às ocupações de solo e, consequentemente, aos seus usos: a frente ribeirinha e a relação com Viana do Castelo, a Norte, um cordão dunar consolidado e com grande expressão; um núcleo urbanizado de baixa densidade; unidades de turismo; unidades comerciais e uma escola.

Projectar num espaço com história, a história de comunidades ligadas ao mar, de uma paisagem viabilizada pela riqueza do mar e também pela sua riqueza natural deve ser sempre sensível. Se por um lado é urgente articular este pedaço de território aos que o circundam, numa leitura territorial mais vasta, por outro, urge identificar e compreender quais os verdadeiros problemas que este lugar hoje enfrenta.

Além do mais, quando o objecto de concurso é uma praia, torna-se ainda elementar aceitar as diferentes dinâmicas de ocupação desta região durante a época balnear e ao longo do resto do ano. Uma proposta equilibrada será sempre aquela que articule as necessidades de quem aqui vive com as intensidades mais vibrantes dos turistas que aqui vêm com o calor. E sobretudo, aquela que consiga viabilizar este sistema humano no sistema ecológico que o sustenta.



Nova praça central de acesso à praia


Recuperação da zona ribeirinha e da frente marítima, com actividades náuticas de recreio e pesca

Zona de recuperação do cordão dunar

Vista interior dos novos apoios de praia


Arquitecturas efémeras que recriam a ideia de casa na árvore, associada ao ecoturismo


Colaborações neste projecto:

| TERRAMORFOSE

| ENGLIS

Sem comentários: