29.6.10

| COMPORTA | PARTE III | AS MORADIAS

Este artigo constitui a terceira parte de uma série de artigos sobre os trabalhos do atelier na Comporta ao longo dos últimos anos.

LAGOA FORMOSA

Numa antiga lagoa que lhe deu o nome, drenaram-se as águas e abriram-se campos agrícolas. O valor produtivo das turfeiras, protegidas dos ventos do mar pelo cordão dunar bem desenvolvido, assegurou, até hoje, a produção agrícola desta zona, que é actualmente protegida.

Existem muito poucas habitações na Lagoa Formosa, razão pela qual este local é, actualmente, um dos mais genuínos de toda a Herdade.

Interpretando as antigas casas de madeira e cobertura de colmo, típicas desta região, cirámos três moradias, procurando acima de tudo respeitar as características morfológicas de grande sensibilidade das dunas, a relação entre a malha urbana de baixa densidade e a transição para os campos agrícolas e as relações visuais mágicas que apenas aqui existem.

LOTE 35


LOTES 32 E 33




ALDEIA DO POSSANCO

A aldeia surgiu de forma espontânea, como tantos lugarejos nestas zonas. A partir de meados do século XX, o trabalho agrícola atraíu ranchos de trabalhadores, que começaram por se fixar nestas zonas pantanosas sazonalmente. As construções eram simples, quase espartanas, de madeira pintada e colmo a revestir as coberturas.

Com o 25 de Abril, a construção de génese ilegal explodiu e a Aldeia do Possanco não foi excepção. Só mais tarde, com a delimitação da faixa de reserva do estuário do Sado, foram desenvolvidos os planos de regularização destas áreas.

No plano deste lugar, desenvolvemos algumas moradias, procurando sempre aliar os métodos tradicionais de construção com técnicas contemporâneas de projectar.

LOTES 1, 3, 4 E 5


LOTES 19, 45, 46 e 63


LOTE 44



Sem comentários: